Sobre nós

Carta do fundador da empresa

Nasci em 17 de Outubro de 1939 no município de Palestina, estado de São Paulo. Em 1954, com 15 anos, fui morar com meus pais em São José do Rio Preto - SP. Lá, concluí o Ensino Primário, hoje equivalente ao Ensino Fundamental.

De origem pobre, para a minha sobrevivência, trabalhava em uma fábrica de móveis, onde, observando o funcionamento dos motores elétricos, desenvolvi grande interesse pela eletricidade, o que me motivou a adquirir livros sobre o assunto, entre os quais, o 1° e o 2° volume de Curso Técnico de Eletricidade, Eletricidade para Engenharia, Manual de Bobinagem, cinco volumes de Curso Técnico de Rádio e Eletricidade e mais outros tantos que não recordo o nome.

Em 1958, com 19 anos, vim sozinho para o Rio Grande do Sul, para morar em Passo Fundo. Aqui, concluí o Ensino Médio, e, como trabalhava somente por cinco horas diárias, dediquei muito de meu tempo ao estudo da eletricidade.

Comecei a fazer os primeiros serviços como eletricista em 1960. A partir daí, a medida que adquiria mais experiência, passei a prestar serviços como eletricista instalador, eletricista de manutenção industrial e rebobinador de motores e tranformadores em diversas empresas, sendo as principais: JUTIFÍCIO PASSOFUNDENSE S.A; fábrica de óleo da COOPERATIVA TRITÍCOLA DE PASSOFUNDO; INCOMEBA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS; ATEL - CONSTRUÇÕES E INCORPORAÇÕES.

No Início da década de 1980, enquanto trabalhava na execução das instalações elétricas de uma casa, já com minha própria empresa, recebi um projeto de calefação por piso radiante elétrico de origem européia. Após analisá-lo minusciosamente, percebi que o mesmo não era viável para a região sul do Brasil, em virtude da grande instabilidade de temperatura aqui existente. Entretanto, concluí que o projeto era bom, bastava fazer as correções necessárias, eliminar transformadores, adotar cabos com melhor coeficiente de temperatura, introduzir termostatos, e tornar o sistema mais dinâmico.

Nesta época, já havia registrado a empresa "ELETRO INSTALADORA PORTO LTDA", EIPOL, e, na mesma década, a "PORTO MATERIAIS ELÉTRICOS LTDA", esta última registrou no INPI a marca TERMOPISO em 1983.

Atualmente, a TERMOPISO executa serviços em todo o Brasil e países do MERCOSUL, sempre zelando pelo bem-estar de seus clientes e buscando o caminho do aperfeiçoamento de seus produtos.

Da minha parte, agradeço a todos clientes que confiaram em minhas qualidades profissionais e, também, aqueles que comigo colaboraram para chegar até aqui, com a viva esperança de progresso.

Um forte abraço a todos.
Elizardo Rodrigues Porto.Termopiso Fundador